Oi, canelite.

Unidas por uma causa, eu, Fernanda Almeida (Nike) e Tatiana Dugaich (Selva)  ficamos amigas e correremos juntas em equipe pela primeira vez, faremos a Bertioga-Maresias em trio.

Nos conhecemos na Nike 600k numa das paradas, a Tati acho que conheci em Parati, ela estava com um saco de gelo amarrado na perna e eu estava com meia de compressão em uma perna só também, a Fer conheci sentada na valeta abraçadinha com os gambitos.

As 3 estavam com canelite.

A canelite,  periostite, síndrome do estresse tibial ou shin splint é a inflamação do tecido que recobre o osso da tíbia (periósteo), gerada pela tração dos músculos sóleo e flexor longo dos dedos, além do tecido que recobre os músculos, a fáscia profunda. Se não tratada pode virar uma fratura por estresse.

Descobri a minha 3 semanas antes dos 600k, adquiri nos treinos de velocidade, e guardei o segredo à 7 chaves afinal se alguém soubesse do meu problema certamente eu seria substituída, pronto falei.

É uma dor insuportável, fazia ultrassom e tens dia sim dia não para aliviar e acelerar o processo de recuperação…claro que adiantou bem pouco.

A Tati e a Fer tb cuidaram de suas canelinhas super de qualquer jeito, vira e mexe a gente reclama uma pra outra de dor…”Ai amigaaaa, minha canela dói e a sua??”.

Essa semana está sendo cruel, como pegamos pesado em Floripa no quesito velocidade a dor veio com tudo.

A canelite é um problema crônico, se vc aumenta volume e velocidades ela vem, se vc treina direitinho, não corre todo dia e não faz muito tiro ela fica quietinha. Também ajuda correr na grama ou na esteira, o asfalto também é um causador da canelite por seu muito duro.

Não sou médica, mas meus conselhos por experiência própria são:

– Não aumentar subitamente o volume dos treinos, assim como treinos de tiros.

– Usar um tênis que seja ideal para você.

– Fazer exercícios para o tibial.

– Correr na grama quando possível.

– Fazer musculação, SEMPRE.

Algumas coisas podem ajudar na hora da dor, como meias de compressão, fitas terapêutica (K-Tape), fazer contraste (gelo + quente) e fisioterapia.

Amigas, não deixem a canelite entrar na vida de vocês, é um verdadeiro terror conviver com ela.

K-Tape. Queria que fosse rosa mas só tinha azul…..

brinks.

18 respostas em “Oi, canelite.

  1. A canelite é muito relacionada com erros na mecânica do movimento. Recursos como os que você citou (ultrassom, gelo) ajudam a combater os sintomas, mas não tratam a causa. Fazer fisioterapia no sentido de corrigir a mecânica da corrida com certeza irá ajudar!

  2. Olá Meninas, nossa eu estou sofrendo muito com isto já a algum tempo, pois jogo muito futebol, e agora só posso jogar uma vez por semana se jogar mais do que uma, meu deus a dor é muito forte de não poder tocar na parte afetada “canela”, estou a base se gelol, remédio pra cavalo, e gelo, mas ta dificil, se vocês tiverem alguem tratamento eficaz por favor me avisem.

  3. Não sei se ajuda mas aqui vai. Por correr um dia em asfalto e esforçar muito as canelas pois estava muito vento contrario fiquei com canelites. Não sabia o que era e pensava que ia passar. Já la vão 5 anos e nunca passou. A dor ia do tornezelo até quase ao joelho, subindo pela canela acima, quase não conseguia andar. É uma lesão bastante impeditiva. Apos diagnosticado parei de jogar 6 meses para ver se passava, fiz fisioterapia (massagens, gelo, calor, ionizações) consegui regredir a dor até um ponto local por cima do tornezelo. Já fiz infiltração anti-inflamatória na zona e nada. Agora aprendi a conviver com isso, jogava todos os dias se fosse preciso, mas com essa lesão tive de reduzir a doses para 2 jogos por semana, sempre com dores. O melhor para mim é o gelo. Tambem não sei o que mais fazer.

  4. Eu tenho isso há anos, a dor nos pés e na panturrilha são insuportáveis. Isso pode mesmo virar fratura? Agora estou com medo…

    Tenho sobrepeso e parei de praticar arte marcial anos atrás porque o médico que me tratava falou que eu tinha que dar um bom tempo pra recuparar. Parei, fiz fisio até o fim, e musculação. Resolveu bem. Mas casei, engordei a beça e parei com esportes, uma grande besteira que fiz (parar os exercícios, não casar).

    Ano passado voltei a arte marcial mas não consigo correr, e quando caminho na esteira, faço no máximo 5km/h. A canelite que era em uma perna agora ocorre nas duas. Tenho tênis próprio para a minha pisada (pronada), e nos outros tênis uso palmilha.

    Eu não paro mais, mesmo com dor, porque se parar, já viu… faço musculação e esteira de novo, mas não consigo correr. Queria saber se meias de compressão ou aqueles compressores de panturrilha de neoprene aliviam no repouso pós-treino, pois estou pensando em comprar umas pra ver se alivia.

    • Colega, o assunto discutido acima é perionite na região da tíbia, popularmente conhecida no meio dos esportistas como “canelite”. Trata-se de uma dor na região antero-medial da tíbia, no “meio da canela” pra ser mais claro, uns 4 cm acima do maleolo.

      O Sr. falou que sua dor é nos pés na panturrilha e ainda mencionou que estava com sobrepeso. Muito bem, não tem NADA com Canelite. A dor na panturrilha e pés é proveniente da submissão dessas regiões, dos membros inferiores, ao seu sobrepeso. Agravando-se a situação com intervalo de exercício e a maneira como eles são executados de maneira errada.

      Uma dica seria consultar um fisioterapeuta juntamente com um ortopedista. Com certeza fratura óssea não seria o caso aí mas uma lesão muscular e tendinite.

    • O remédio é diminuir volume. Não tem jeito, procura um médico e veja se não virou fratura, a minha não virou pq diminuo sempre que ela dói além do normal…

  5. Olá Paula, tenho acompanhado seu blog e te parabenizo pela determinação. Após ler este post fiquei aliviado por saber que não estou sozinho sofrendo com a tal canelite e tbm triste por ver que os atletas acabam se acostumando com as dores e suas limitações e que não tem um tratamento mais efetivo. Uma pena mesmo, essa canelite é um chute nas canelas mesmo.

    • Quanta gente c essa bendita canelite eu estou sofrendo c esse mal faz 6 meses e parece q os tratamentos n resolvem. Onde posso comprar essas fitas coloridas q amenizam os incomodos alguem pode me dizer? Obg.

  6. A minha canelite doí sempre,após as corridas mergulho a perna em um tonel com gelo por 20 minutos, melhora bastante, mas nunca some, a dominuição do exercício trouxe apenas melhora transitória. Parar por 10 dias não ajudou muito. Anti-inflamátório e corticóide tão pouco. Acho que musculação e fortalecer a musculatura em questão são a chave da coisa toda, algo que venho negligenciando bastante. Meu volume médio de treino é 60km-semana. abraços e força ai pessoal.

  7. Ha, mais uma com canelite, mas o meu é falta de cuidado mesmo, desde que fiz a minha primeira prova, por excesso de treino comecei com as dores, dei um descanso e a dor passou, voltei a treinar intensivo por causa de uma prova de 10k e a dor voltou e agora pior… com o diagnostico do medico hoje, dizendo que pode se tronar uma fratura por stress e como tem que ser tratada resolvi dar uma amenizada nos treinos.
    Elitania, eu comprei essa fita, Knesio tape, em loja de produtos para hospital, nem toda farmacia tem. Meu medico me receitou o Tanyx, um aparelhinho para fazer fisioterapia em casa, vamos ver se funciona…
    bjsss

Deixe um comentário

