Aprendendo a entender os sinais.

Nas últimas semanas ando sentindo um certo bode da corrida.

Quando finalizo um treino e meu organismo está tomado pela endorfina com aquela felicidade indescritível claro que esqueco tudo e lembro que amo correr, porém antes dessa “trip” , ainda nos preparativos que antecedem um treino venho sentindo um mix de  falta de vontade e uma sensação de que meu corpo inteiro dói.

Estou tentando entender os sinais e acho que estou chegando a conclusão de que estou treinando demais e há muito tempo.

Tudo na vida precisa de um break mas rola uma certa dificuldade em entender e respeitar isso.

Esse post é pra quem pensa que a vida na corrida é sempre um “Arco-íris de Energia”, não, não é.

Estou passando por um momento confuso, dolorido e espero que passageiro.

Sinto dores que nunca havia sentido antes como dor no joelho, sinto meu pé esquerdo muito esquisito como se tivesse sofrido uma entorse, enfim, até no dedão sinto dor de vez em quando.

Não vou procurar um médico agora, até pq vou falar o que? Que dói meu dedão, meu joelho, minhas canelas, meu tornozelo, meus ombros e ele vai me mandar ficar parada – o que talvez realmente seja bom mas dificilmente será aceito da minha parte.

Por enquanto estou evitando médicos, remédios e estou colocando a culpa disso tudo nos tiros, coisa que há muito tempo não fazia.

Próximo passo é começar os 5 Estágios de Aceitação do Inaceitável, na verdade é uma adaptação dos 5 estágios da dor da morte, o q não é o caso ainda.

Ou talvez seja tudo meramente psicológico e uma grande bobagem, afinal cabeça cansada não dá conta de corpo cansado.

Mas enquanto isso tudo não se resolve sigo fazendo de conta que não lembro da Maratona da NY dentro de alguns meses….

Eike dor.

15 respostas em “Aprendendo a entender os sinais.

  1. Quem está de fora, falar qualquer coisa, é especular. Mas, a gente arrisca cogitar o que pode ser o que esteja ocorrendo com você.
    1) Você tem feito alongamento antes e depois de treinos e provas?
    2) Você tem respeitado os dias de descanso?
    3) Tem feito treinos regenerativos?
    4) Você percebe se a sua postura corporal está correta?
    5) Tem feito musculação, por exemplo, para fortalecimento muscular?

  2. Paula, pelamordeeDeus!!!! Como pode, uma mulher linda, inteligente, poderosa!!!!
    Faz isso não… pode ser realmente culpa dos tiros, mas vc não procurar médico …
    Se fizer isso agora tem a vantagem do tempo que é maior, favorecendo a recuperação. Pensa que vc tem q estar puro suco na maratona, e sei que vai estar! Vc realmente pode estar mega cansada, física e mentalmente mas vai compensar no final.
    Tenho certeza que vc vai fazer a coisa certa!
    Bjks!

    • Ai amiga, é tudo meio recente, vou dar uma maneirada e ver como meu corpo responde. Médico vai me mandar fazer ressonância e nao quero n quero radiação à toa nem tomar remédio pq certeza tb que vai mandar ou vai mandar parar…é sempre assim.

  3. Paula, vc faz musculação TODO DIA? O teu treinador recomendou isso? Normalmente corredores de fundo fazem musculação 2 ou 3 x por semana, em dias alternados com a corrida. Isso quer dizer que vc faz tiros e ainda faz musculação no mesmo dia? Olha, não atuo na área a 10 anos, não sei se mudou, mas quando eu atuava isso era overtraining. Te cuida! Bjs!

  4. Concordo com a Rita! Muita musculação, Musa!
    Já pensou em trocar por pilates ou yoga (duas vezes por semana) e deixar musculação só duas vezes por semana! Musculação é pura CONTRAÇAO. Outra atividade te ajudaria a relaxar, fortalecendo e acertando a postura ao mesmo tempo!
    Força na peruca, Paula! Vai ser sua primeira maratona! :-))

  5. Ah viciada… desse jeito vão te levar a força para uma casa de recuperação, ou então esconder os seus tênis, e suas roupas de corrida!!! hihihihihi… brincadeirinha…
    Se cuida lindona, você é bom exemplo para muitas pessoas!!!

  6. Paula,
    Desejo q se recupere desse bode todo e de ouvidos a sua consciencia. A gente sempre sabe onde esta pegando… Pode ser um detalhe, mas vc nao é mais uma iniciante… sabe se pode ser o descanso, os compromissos, o excesso… ou o q quer q seja.
    Ontem a tarde vi uma garota estilosa correndo na politecnica prox da usp e quase gritei…. Vamo paula… mas aí pensei e se nao for ela????
    Comprei um tacho no mercado q encho de gelo e agua e entro dentro dele. Achei um q ultrapassa a altura dos joelhos… Ontem depois de um treino de quem esta voltando me enfiei nele e pra passar o desconforto da temperatura, fui lavar louça enquanto as pernas estavam mergulhadas no gelo… Em pé em frente a pia …. Passou rapidinho…
    Estou na torcida pir vc!
    Ab,

  7. Cat, estou como vc, bem bodiada. A diferença é que não sinto dores. Meu bode é porque me mudei, estou “de vida nova” e numas de curtir ser dona-de-casa, mãe, trabalhadora brasileira, enfim…
    A corrida está ficando meio de lado e estou respeitando meu corpo, sem afobação, sem essa sangria desatada.
    Ouça o seu corpo e curta a corrida. Temos que ter prazer no esporte e não o contrário.
    Super melhoras!

  8. OI Gata
    Eu fazia banheira de gelo epois dos longos de sabado pra Maratona e aliviava bem, me enfiava na banheira do David, xingava meio mundo nos primeiros 30 segs depois saia aliviada…
    Massagem tb ajuda viu ? tenho uma boa e barata que vai em casa….se quiseres
    Já te falei: vai no Eduardo (fisiatra Japa), ele não vai mandar vc parar nem ressonância, ele vai acabar com as tuas dores!!!!!!!!!! trigger points sabe?
    Se está fazendo muscula, regenerativo e alongamentos essas dores e bodes fazem parte pronto e acabou…..
    Eu até agora gravidinha vou no Edu (de 15 em 15 dias, antes era uma vez por semana) pra aliviar minhas dorzinhas, it helps baby e não tem efeito colateral…

    aaaaaaaaaaa perdeu ontem a MEGA festa foi ANIMAL rsrs verdade
    bbjs

  9. Paula, sou psicóloga do esporte e comecei a acompanhar seu blog faz pouco tempo! A sua determinação é admirável, mas é necessário mesmo entender e respeitar os limites do corpo, até para não lesionar e poder continuar treinando de forma saudável!

Deixe um comentário

