Musa do verão!

Então, o propósito dos perfis das gatas da corrida é contar como é sim possível trabalhar, estudar, ser mãe, esposa, bonita e ainda assim ter disciplina e conquistar uma boa performance na corrida.
Guardadas as devidas proporções já que um atleta profissional basicamente COME, DORME e CORRE, o mundo tem que saber que é possível sim treinar direitinho, fazer ótimos tempos ao mesmo tempo que se tem uma vida cheia de obrigações.
Agora vai falar a Ju Caixeta, corredora das boas, GATA  e umas das minhas primeiras capas da O2 e a me mostrar como a corrida e beleza estão intimamente ligadas!
“Não sou atleta profissional, sou uma “profissional atleta”, ou seja, não vivo da corrida, tenho minha profissão (sou administradora e empresária) e treino sim, “como se fosse uma profissional” . Porém, acabou o treino, vou para casa, tomo banho, um lanche bem reforçado e vou para o trabalho. A vida continua e o dia está apenas começando.
 
Tenho meus horários de treinos, vou assiduamente (como se fosse um emprego), levo a sério e me dedico muito, sempre conciliando com o dia a dia de uma pessoa normal que trabalha o dia todo, tem a família, namorado, vida social, etc…
 
Minha grande paixão é a maratona, apesar de correr, também, provas de 5k, 10k, meias, etc…
 
Já fiz 14 maratonas, 4 delas no Brasil (2X Porto Alegre, 1X Blumenau, 1X Curitiba) e o restante fora. (2X Chicago, 1X  Boston, 2X Paris, 1X Madison, 1X Berlin, 1X Rotterdam, 1X Buenos Aires, 1x Londres)
 
O que mais me fascina na maratona é o desafio e as dificuldades do dia a dia… A beleza da maratona está nos meses de preparação e não na prova mesmo em si… Talvez seja difícil para algumas pessoas entenderem isso, mas, não podemos nos prender a números e sim ‘a nossa dedicação, luta diária e vontade de se superar. Essas várias horas, dias e meses de treinamento não podem ter menor importância do que as poucas horas do dia da prova.
 
Minha equipe é bem grande (HF Treinamento Esportivo). Tem atletas amadores de vários níveis (performance ou não) e 4 profissionais apenas.
 
Tenho companheiros de equipe que possuem o mesmo nível que eu e gosto de fazer meus treinos com essas pessoas ou pessoas de um nível mais forte para me motivar e ajudar a melhorar. Tenho meus momentos de treinar sozinha também. Me faz bem, é quando reflito, me encontro, como se fosse uma terapia. Acho importante ter um momento só seu.
 
Sou vaidosa até na hora de correr e, além do protetor, não dispenso, hoje em dia, um bom rímel waterproof(tenho um maybelline fantástico) e um blush para dar uma cor de saúde no rosto! Hahahahahah. 
 
Sempre gostei e me identifiquei muito com esportes. Na minha família, todos praticam desde pequeno e cresci com este hábito e me espelhando em meus pais que sempre tiveram uma vida saudável. Educação física na escola? Era o que mais gostava! Não perdia um dia, sempre foi uma paixão.
 
Comecei correr por influência do Heleno (Heleno Fortes, diretor da HF Treinamento Esportivo), meu namorado. No início não queria correr, não achava graça “naquilo”… Mas ele sempre incentivou e não conseguia dizer não… (Hahahahaha, ele não desistia!)
 
Um belo dia me inscreveu em uma prova de revezamento no Rio e não teve como negar. Minha equipe era formada por 4 pessoas. Estava curiosa, ansiosa, meio tensa. Quando chegou minha vez, disparei, o coração já na boca e ele foi atrás de mim dizendo: ” calma, calma, ainda faltam alguns kms” . Foi exatamente após cruzar a linha de chegada que percebi que “aquilo” era mesmo para mim! Fiquei completamente alucinada, feliz, endorfinada e viciada a partir daquele momento. Foi mágico!
 
Meu melhor tempo em maratona é 3:02. Fiz este tempo em Chicago 2009, quando foi meu primeiro recorde, e Buenos Aires 2010, que considero um segundo recorde por conseguir fazer 3:02 novamente, mesmo com menos tempo de treino por causa de uma lesão que tive naquele ano.
 
 Este ano vou para Chicago novamente. Porém, tive alguns problemas físicos e de saúde em 2012 que me tiraram das pistas por bastante tempo, atrapalhando o ciclo de meu treinamento e me impossibilitando de correr. Mas, tudo bem, ano que vem volto com a força total!”
Ju e o Heleno, pq ao contrário do que nossas mães nos ensinaram: Por trás de uma grande mulher tem sempre (ou quase!) um grande homem!

31 respostas em “Musa do verão!

  1. Paulinha, a Ju que é monstra rs e monstra profissa rs!! Parabéns, já tive o prazer de te cruzar em algumas corridas (Bertioga-Maresias, Floripa) e vc arrasa, aliás a turma da HF arrasa….SHOWWWW….

  2. A-do-rei!!! A Ju super merece todo o destaque do mundo!!! Além de linda e mega corredora, é hiper simpática, né? Taí pra mostrar que é possível, sim, juntar tudo em uma pessoa só!

  3. Que legal a matéria! A Ju é um grande exemplo pra todo mundo que corre aqui em BH. Quando fiquei amigo dela tive a oportunidade de comentar que uma matéria dela que eu li, me motivou a treinar às 5h15 da manhã, só pra eu lembrar disso na hora da maratona e não desistir.

    Parabéns Ju!

  4. A Ju é demais, gente!!! Orgulho de BH e da HF! Sempre presente nas provas, mesmo quando não está correndo está sempre lá pra incentivar a moçada. Além de ótima corredora, tem uma raça inacreditável, é linda, corpão e é ela a idealizadora desse uniforme lindooooooo e de corte perfeito da HF! Sem brincadeira, somos a equipe com o uniforme mais lindo do Brasil. Quer comentário mais mulherzinha do que isso?

  5. Cássio, muito obrigada!
    Sei que não sou nenhuma corredora expressiva e muito menos profissional, mas fico feliz em poder de alguma forma ter motivado você e outras pessoas. Nem imaginava…
    Beijo grande! 🙂

  6. CRIS!!! (Tininha)
    Como assim??? Aiiiiiiiiiiiii, vc me mata de vergonha!! 🙂
    Muito obrigada por suas palavras, até me emocionei, juro! Ahhhhhh, neim….
    Obrigada mesmo.
    Beijão!! ❤

  7. Conheci a juliana na edicao da contra relogio a respeito das mulheres q iriam buscar o sub. 3h. Fiquei fascinada com essas mulheres lindas porque como vc bem colocou, sao atletas amadoras q tem rotina parecida c a nossa e aí vc comeca a ver q eh possivel treinar serio em busca de performance… Cada uma no seu limite, eh claro…
    Parabens juliana, que vc continue motivando outras pessoas!
    Dani Valverde

  8. Ju,

    Você é realmente uma inspiração. Ficou linda a matéria! Para mim, veio em um momento particularmente propício, é uma injeção de ânimo de que somos capazes de realizar tudo com dedicação e persistência nos treinos!

    Parabéns, que você continue batendo suas metas e crescendo cada vez mais…

    bjos

    Álida

  9. Amei! Só conhecia a Juliana da capa, mesmo. É inspirador saber que, como eu, é empresária, (o que quer dizer que trabalha pra caramba..rsssss) Isso quer dizer que, se ela pode correr uma Maratona, eu também posso! Mesmo que não faça em 3 horas!

  10. Olá pessoal Parabéns ,(NÃO PODERIA TER SIDO MELHOR A ESCOLHA DA MUSA).
    não sou corredora ,mas mesmo assim não pude deixar de comentar tbem ,pois conheço á escolhida á bastante tempo ,e posso ver e perceber o quanto este esporte faz bem ,deixa eles com corpo e um astral incrivel,e a JÚ é sim tudo isso aí que comentan sobre ela, se dedica ao extremo pela corrida e pela equipe ;e completando o comentário da Tininha em relaçao aos uniformes (que é realmente lindo),vcs precisam ver o carinho que ela tem ao confecçiona-los ,olha os minimos detalhes sempre visando o conforto e a beleza de cada peça.
    Parabéns Jú ,e a todos corredores.

  11. Orgulho!!! Muito merecida e realista a matéria!
    Parabéns Ju! Força, garra, dedicação e persistência… palavrinhas do seu “cotidiano” (hehehe). Que todos ao lerem esta matéria se sintam inspirados e creiam que na vida o “impossível” é questão de “opinião”.

  12. Mais uma vez, muito obrigada, pessoal!
    Nossa, fizeram meu dia muito mais especial.
    Fiquei super emocionada e feliz, de coração.
    Célia, até chorei quando li sua mensagem, obrigada! Que fofo! 🙂
    Muito alegre em saber que, de alguma forma, estimulo outras pessoas a não desistirem e a acreditarem que, com foco e determinação, podemos alcançar os objetivos traçados!

  13. Não tem como ler essa matéria e todos esses comentários e não ter a certeza que a escolha é super certa!
    Conheço a Ju a uns 2 anos! Faço parte da HF (o último empurrão pra entrar foi dela!) e vejo diariamente o tanto que ela realmente é disciplinada, focada e determinada, é uma verdadeira vencedora em todos os aspectos. É uma honra poder correr ao lado dela quando ela dá uma chance pros mais lentinhos como eu. Sucesso sempre Ju, seu caminho ainda terá muita luz! Cheers!

  14. Querem saber “o que” é a Juliana? Peguem muitas doses de garra e beleza, disciplina e simpatia, foco e emoção, inspiração e expiração, humildade e humildade (dose dupla) e coloquem tudo num “pacutinho” só. Embrulhem com o uniforme da HF Treinamento Esportivo e está pronto! Esta é a Juju, musa inspiradora de corredores e corredoras em todas as estações do ano! Parabéns Ju!!!!!!!

  15. Ju hoje é exemplo a ser seguido tanto no lado atleta como de vida …. Dedicação, suor, amizade, garra, alegria e companheirismo são adjetivos que cabem muito bem a ela …

  16. Quero muito agradecer a cada um de vocês pelas palavras de carinho, apoio, elogios, etc…
    Tudo isso me deixou muito motivada a seguir em frente, independente das dificuldades que possa estar enfrentando ou que ainda terei pela frente. É muito fácil se motivar quando tudo está bem, mas a sabedoria está em saber se motivar quando algo dá errado. E isso é o segredo do sucesso!

    MUUUITO OBRIGADA ! 🙂

  17. Juju…feríssima! Minha amiga, paciente, e parceirona!!! Lembro quando corria por conta própria e nas antigas provas da by japao e pampulha via “uma menininha de rabo de cavalo sempre voando e ganhando tudo”, pensava: “Que isso…essa menina voa”! Não imaginava mesmo virar amigo, correr juntos e hoje ainda poder tratar quando é preciso de JU CAIXETA. Parabéns JUJU, merece d +. Bjão, Cris.Salgado

  18. Ju, achei que eu tivesse deixado um comentário, mas acho que me enganei. Bom, nem preciso te dizer que sou tua fã. Como pessoa e como atleta!! Te desejo sempre todo o sucesso!! Beijos

Deixe um comentário

