Young blood.

Hoje vou falar sobre os jovens  já que semana que vez faço 29 anos e não serei mais jovem.

O que vejo hoje por aí são jovens impressionados (e querendo impressionar!), apaixonados, encasquetados e atropelados na corrida. São pessoas que começaram a correr há pouco mais de um ano e já estão correndo maratonas, ultramaratonas etc.

Tenho uma notícia para dar, meus jovens: a fatura chega.

E Falo isso por experiência, levei algum tempo para entender que não existe outra opção senão respeitar o corpo e respeitar as fases da evolução, pular etapas pode ser bonito hoje mas amanhã vai custar caro.

Na época em que comecei a correr não tinha Facebook, não tinha contato com a quantidade de informação que a galera tem hoje e tb não tinha contato com pessoas experientes que pudessem me aconselhar, no entanto assim que isso comecou a mudar fui tentando ter um pouco mais de discernimento e tentando absorver um pouco de conhecimento.

Um princípio básico, de onde todos deveriam partir, é que o corpo precisa de tempo para  se acostumar ao volume de treino. Correr 10k hoje e daqui a 6 meses querer correr 42 parece meio incoerente, não parece? Minha primeira lesão, que foi uma fratura por stress aos 24 anos aconteceu pq (retardada) corria 70 / 80km por semana como se não houvesse amanhã, e havia começado a correr há pouco mais de um ano.

Todas as lesões que tive foram em épocas que corri mais do que deveria, todas inclusive a que tive meses atrás.

Jovens, correr é gostoso e a gente ama, mas se queremos correr pra sempre é preciso fazer as coisas corretamente, tua sede de sangue hoje vai ser seu afogamento nas lágrimas amanhã.

Passar a vida se machucando ou amenizando estragos parece um preço justo?

Eu sei que o que queremos  ganhar as provas, correr mais que todo mundo na turma ou nos amigos de Facebook,  postar o treino pra receber 150 likes, impressionar as gatinhas e gatinhos, mas pensem que dá pra fazer tudo isso sendo coerente, certo?

PS: 5 anos depois de iniciar na corrida e depois de correr 6 meia-maratonas estou indo para minha primeira maratona full.

Agora, musiquinha!

22 respostas em “Young blood.

  1. Como sempre, ótimas palavras. Eu quero correr a vida inteira, com meus filhos e meus netos, se Deus quiser. Gosto de correr o ano inteiro, aproveitar cada estação, cada mudança de tempo, cada paisagem, e para isso funcionar o corpo precisa estar 100% e moderação é tudo! Somos JOVENS, ainda temos muito tempo pela frente.

  2. ai esse post não é pra mim rs brincadeira, é seeeeeempre bom lembrar disso tudo ai gata!
    olha só eu faço 39 baby, dia 05/10 librianas eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee LOVE YOU
    aaa queria deixar outra dica pro vaisualinda, faz ai tb os `vaiseuslindo` rsrsrs tem vááááarios …….se vc topar dou minhas dicas só não vale colocar meu marido rs

  3. Belo post Paula!
    Comecei a correr no final de 2010, e já em setembro de 2011 fiz uma meia. Resultado: Fudi com meu quadril!! =S O lado bom disso foi que estou me respeitando mais, e descobri a yoga! =) Hoje estou praticamente novo!
    Como sempre, você somando! Parabéns pelo post e pelo NIVER!

  4. Falou td!!! O que tenho de amigos, que começarm a correr ontem e já querem partir pra uma maratona não tá escrito e não é bem assim……Mas tarde vem os encargos……..

  5. Tá certíssima! Devagar a gente vai longe! Quando você fizer 30 vai ver que é a melhor fase da mulher! Também faço parte do time de aniversariantes de outubro, dia 31 faço 32 anos. \o/

  6. Paula, leio seu blog todos os dias, gosto do seu jeito direto e sincero de falar, mesmo quando é sobre você. Mas resolvi comentar hoje, quando li sobre a sofreguidão dos jovens em querer mais, querer aparecer para os amigos que são os mais resistentes, os mais rápidos, os melhores.
    Ontem mesmo eu li alguém dizer que, depois de fazer algumas provas de 10K já colocou como meta uma maratona em 2013. Como assim? E o lastro esportivo que faz com que conheçamos o nosso corpo e os nossos limites? Já fui dessas, de querer treinar pra burro e a única coisa que ganhei foi uma tendinite que custooooou a curar…
    Mas fico pensando: nós, os “experientes”, o que podemos fazer pra essa galera ficar mais esperta?

  7. Eu faço 29 em janeiro… ainda posso me sentir jovem???
    Perfeitas as colocações… corri minha primeira maratona com 3 anos de pistas… poderia ter esperado mais? Claro que sim… talvez até devesse.. mas isso depois de muitas provas de 10, 15, 4 meias maratonas e sempre no meu ritmo e sem preocupar com tempo… me arrependo? Claro que não! Pro meu nível, fiz uma boa maratona.. e ela me fez muito bem! Muito feliz mesmo!
    Mas tem gente que alopra mesmo… sempre bom ouvir conselho de quem tem mais experiência…

  8. Pingback: Pega leve « Run2B…

  9. Pode ser que cronologicamente você não se considere jovem (com o ônus e o bônus que a transição possa trazer), mas acredito que a jovialidade é mais uma questão de espírito, da idade da alma. Tenha a certeza de que a menina ainda estará dentro da mulher de 29. E às vezes se sobreporá. No mais, felicidades. Muitas.

  10. Parabéns Como eu já tenho 29, que é quase 30! hehehehe Correr por e com prazer, quando acordo cedo e descolo da cama pra ir correr no amanhecer, bem cedo como eu gosto, me pergunto meu Deus pq eu faço isso?? E Sabe porque? Eu amo, muito aquele momento! E isso é um presente: Ter pernas pra correr, e consegui sentir a magia desse momento que não tenha explicação, mas tem entendimento. Felicidades!

  11. Oi Paula, sempre leio o blog, mas é a primeira vez que comento. Seu post caiu como uma luva, uma inspiração, porque a comparação na vida pode ser uma “desgraça” rs sempre acompanho as pessoas contando suas experiências com corrida e tem uma blogueira de moda que eu sigo, que após 1 ano de corrida, fez uma maratona. Eu que corro há 1 ano e meio fiquei me questionando se eu que estou “treinando de menos”. Nesse tempo de corrida eu fiz provas de 4, 5, 7 e 8K. Sempre me senti melhor nas mais curtas, focando em melhorar meu tempo. Agora que me deu vontade de partir para os 10K e comecei um treino de periodização para isso. Assim, seu post foi um bom alerta e até uma “autorizada” para cada um seguir o que é melhor, sempre respeitando seus limites!! Adoro seu blog! Bjs

  12. Cê ta certa Paula! Fazer 29 pesa mais do que os trinta. Eu fiz 30 esse ano, passei por um drama, chorei um tanto, mas depois passou…

    Ouvi de amigas de 20 e alguns q eu tava fazendo drama a toa, mas juro q nao foi. Os trinta é aquele portal q a gente vira gente grande, sabe?! Mesmo querendo ser o Peter Pan, nao tem como mudar… Mas é uma delícia falar q tem 30, as pessoas te olham com outros olhos, eu adorei. Se soubesse, teria feito antes 🙂

    Eu comecei a correr em 2008 para perder peso, adorei e adotei a corrida como rotina. Nunca quis correr prova, maratona, mas to sempre melhorando meus treinos, qdo to de bode eu paro e tal… Além da corrida, eu tbm amo pedalar e faço pilates.

    Bom, uma colega minha de faculdade, começou a correr deve ter pouco mais de um ano, e tenho acompanhado no face uma sequencia de provas q ela corre e tal. Me senti meio mal sabe… Poxa, corro ha tanto tempo e nunca me esforcei pra uma prova…. Enfim, semana passada ela postou no face: fatura por stress nas duas tíbias. Cara, essa galera se empolga e esquece q além de pouco tempo de corrida o fator idade: por volta dos 30 influencia muito na nossa saúde. Vc tá certíssima de fazer um post desse dando vc como exemplo. Pq vc é super disciplinada e mesmo assim aconteceu contigo já.

    Gata, com relação a idade, desencana, é maior delícia fazer 30, vc vai adorar, a minha carreira profissional deu o maior boom esse ano, várias coisas legais acontecendo…

    Muita sorte pra vc na maratona, tenho certeza q vai ser SUCESSO.

    beijos

    Michelle

Deixe um comentário

