Os brotos do Lagarto.

Vou dar uma ursada aqui na Vanessa nossa colunista oficial de nutrição e vou passar a receita de uma salada IN-CRÍ-VEL do meu amigo e popstar Filipe Chaves.

Vocês vão me perguntar WHY esse trabalhão todo se salada normalmente é misturas as coisas e comê-las.

Eu te conto:

As sementes germinadas são sementes comuns, mas que passam pelo processo de germinação, ou seja, é preciso deixar elas ‘acordarem’ na água por algumas horas e depois esperar que elas comecem a germinar, ou seja, a formar brotinhos, aí elas estão prontas para o consumo.

Na fase de gérmen elas possuem muito mais nutrientes do que a semente ‘adormecida’, e muito mais do que a própria planta e frutos que ela irá gerar, contém muito mais benefícios nutritivos e energéticos!

Além disso, as sementes neste estado são muito mais digeríveis do que o grão normal.  São ricas em vitaminas A, C, do complexo B e E, em ferro, muitas enzimas e proteínas. As proteínas já são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples, as gorduras em ácidos graxos, tudo isso já no gérmen, fazendo com que a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo seja muito mais fácil!

Praticamente todas as sementes podem ser germinadas, o que acontece é que algumas vão ter o broto, ou o ‘narizinho’ vai sair da semente, e outras não, como no caso da linhaça e das castanhas e nozes. Sim! Castanhas e nozes podem ser germinadas!

Castanhas, nozes, linhaça, girassol, trigo, arroz, quinoa, gergelim, feijão azuki são apenas alguns exemplos de sementes que podem ser germinadas. Vale observar que o tempo que cada uma demora é diferente.

Sem Título-8

SALADA DE BROTO

semente de girassol e grão de bico germinados
tomate em cubos
abacate em cubos
cebola roxa em tiras
passa pretas
salsa
sal
pimenta do reino
azeite de oliva
limão espremido

modo de preparo:
– germinar
esse processo deve iniciar de noite, antes de dormir…
coloque o grão ou semente imersos em água, em um pote vidro durante 8 horas….na manha seguinte escorra, lave bem em agua corrente e deixe respirar por mais 8 horas….faça novamente este processo de lavagem dos grãos de 8 em 8 horas, ate que os primeiros pendões (ou narizinhos) comecem a sair…
Misture com o resto dos ingredientes e é só saborear!!

5 respostas em “Os brotos do Lagarto.

  1. Gostaria que todos tivessem a oportunidade, ou ao menos se dessem uma chance para experimentar. Eu afirmo, poderão gostar tanto e iniciarem uma mudança, uma reeducação alimentar….. porque esse tipo de alimentação é saudável mesmo! 🙂

  2. Pingback: As mulheres e a Quinoa. | Corre Paula!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s