Correr com música ou sem música?

Durante anos fui uma adicta de uma boa playlist pra realizar um bom treino.

Essa herança veio das épocas de esteira, onde era #CAIXAO correr sem som, ouvindo as dance musics horrorosas que tocavam na sala de running. Na primeira vez que corri os 600k da Nike entrei em desespero quando li no regulamento que não podia ouvir música, demorou pra eu entender que era por segurança, já que música tira a atenção e impede que a gente ouça qquer outra coisa incluindo BUZINAS de carros prestes a nos atropelar.

Tempos depois, ainda viciada em música, outra coisa que entendi foi que muitas vezes, além de tirar a atenção, ela também tira nossa percepção de esforço.

Quantas vezes você já não se pegou correndo mais forte do que deveria pq tá tocando aquela música delícia da buaty? Pois eu muitas! Era começar a tocar New Order que eu metia a bota, sentava o cacete e quando era alguma prova, queimava a largada.

corralivre

Comecei a desmamar do Ipod quando minha disposição para montar playlists e procurar música estava acabando, nesse momento tive um insight e me perguntei POR QUÊ estava dando tanta importância e dependendo tanto disso pra correr livre e feliz.

Desde então nunca mais corri escutando música, nem as ultra e nem a maratona foi com som. Aprendi a gostar do silêncio da madrugada, a perceber e a controlar melhor meu esforço, senti que ganhei muito mais qualidade nos treinos.

Além do que, ficar trocando de música, arrumando fone, guardando coisas…tudo isso enche o saco.

Experimenta! Talvez como eu, você se sinta muito mais livre e mais concentrada no treino e no seu corpo.

Liberdade é não estragar sua prova porque forçou demais quando não deveria!

14 respostas em “Correr com música ou sem música?

  1. Olha menina…eu sou vc ontem!! Só corro com música, e já me questionei em relação à atenção do corpo, mas mesmo assim ainda não desapeguei. Vou experimentar no treino de hoje a noite. Vou sentir, prá ver qual é, pq realmente é bobeira se esforçar na hora errada. Valeu!

  2. Eu corro com música e ainda com o aplicativo Mi Coach da Adidas que me indica meu tempo na corrida, do mesmo jeito que me ajuda, me prejudica. Já corri sem música e com medo do meu corpo eu me poupei demais…. Eu faço umas corridas com música e outras sem música tb

  3. Participei de uma competição esse final de semana em uma cidade do interior – “Corrida Rústica” – 8.2km de subidas e descidas, resolvi usar o mp4, pois havia muito tempo que não fazia uso do mesmo em competições e queria me divertir. Faltando 2km para terminar a prova, eu, garantido o segundo lugar geral, me distrai com a água; não olhei a marcação e quando percebi havia errado o caminho…bem que tentaram me avisar, mas curtindo o meu som, não houvi porra nenhuma…rsrsrs. Essa lição eu aprendi, mas até que, para os treinos regenerativos a música é muito bem vinda!

  4. Nossa Paula, montar playlist me torra a paciência também! kkkkk Faz um tempo que só corro sem!! Mas faço musculação escutando um audiobook!!

  5. Já tentei correr sem música, mas acho meio chato, e sempre que estou em alguma subida punk coloco green disease do pearl jam e o vedder me ajuda a voar; já na academia é realmente impossível ficar sem o fone, pois só toca tranqueira, jamais vão colocar Bad Religion.

  6. Música, pra mim, é exceção. Aprendi a correr sem música e só uso nas rodagens mais tranquilas ou como estímulo no início de treinos em que estou um pouco desanimada e/ou cansada. E só no asfalto: em trilha jamais. Desligo assim que ” o motor pega” e, para mim, é isso que funciona.

  7. Prá começar a correr, definitivamente com música. Depois de algum tempo (no meu caso, anos), vc se cansa de se preocupar com a playlist, de onde vai colocar o aparelhinho, de carregar a bateria… e um dia vc tenta sem e consegue, pq teu corpo já corre sozinho, não precisa mais da música para manter o ritmo ou dar um gás. Eu resolvi largar da música correndo em esteira, incrível como na mesma velocidade meu corpo respondia diferente de acordo com a música. De repente, o corpo acelerava e a corrida estava no mesmo pace. Resolvi parar com isso e sem música eu me controlo muito melhor. Mas isso pq já conheço meu corpo correndo. Leva um tempo, como eu disse. Mas é libertador. Agora dependo só do meu tênis e, claro, do meu top super potente. 🙂

  8. Eu não curto correr com música.

    Até tentei, montei uma playlist bacanuda (na minha opinião) com rocks clássicos que eu gosto. De fato, nas vezes que experimentei correr com música, tive a (falsa?) impressão de “correr mais” e de que certas músicas me davam um impulso para sentar a bota… mas, com o tempo as (mesmas) músicas foram ficando repetitivas, e montar outras playlists também me enchia o saco, e assim ia ouvindo as mesmas músicas… sem contar que me incomoda a tal “armband” e o celular pregados no braço, o fio do fone de ouvido…

    Aí resolvi a voltar à maneira anterior, de correr ouvindo o som da rua, o som da trilha. Principalmente, o som da própria respiração, o som das passadas. Percebi então que, sem distrações de música, consigo me concentrar mais e perceber melhor meu nível de esforço físico. Fico “mais presente” no ato de correr em si. Quem sabe um dia ainda consigo fazer da corrida uma prática plena de “meditação ativa”.

    Abraços e bons treinos.
    Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

  9. ADOREI e faz TOTAL sentido tudo que vc explicou.
    E realmente e um SACO ficar procurando músicas e mudando elas, e guardando o aparelho na braçadeira, já quase caí das esteira fazendo isso.
    Mas acho que ainda não consigo correr na esteira ou na rua sem os fones, apesar de concentrar na música, e prestar atenção na minha aterrizagem e na retomada das passadas, sou iniciante TOTAL, e sem paisagem pra ver, tenho que ter a música pra me “distrair” um pouco, senão não consigo fazer nem 3 km.
    😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s