Musa do Endurance

Conheci a Ana Lucia no meio do nada, na escuridão do Xterra de Ilhabela, acho que por volta do KM 25.

Nas duas ultras e na maratona que fiz procurei nunca estar sozinha, sempre colava em alguém com quem conseguisse cadenciar as passadas, no momento que a Ana apareceu eu já estava colada no Cesar, o dentista campineiro, e ela se juntou à nós.

Nem vi os 10km seguintes passarem, o papo estava tão bom que nem parecia que estávamos no escuro, no mato correndo 50km.

E desde então ficamos amigas. A Ana me ajudou muito naquele diz e não tive como não me apaixonar por ela, 46 anos, como ela mesma diz: “uma senhora correndo ultramaratonas”. hahaha

analu

” SEMPRE GOSTEI DE ESPORTES! PARTICIPAVA ATIVAMENTE DAS COMPETIÇÕES DAS ESCOLAS, FACULDADE! DAVA ALGUMAS VOLTAS NA PISTA DO BOLÃO(GINÁSIO DE ESPORTES), NA ESTEIRA EM CASA, MAS NADA A SÉRIO, AQUILO DE “GASTAR UM POUQUINHO PARA COMER MAIS”.

ATÉ QUE EM 2002, PARTICIPEI DE UMA CORRIDA EM SÃO PAULO. FUI, AMEI E NÃO PAREI MAIS! COMECEI NOS 10 KM, 15 KM, 21 KM, 42 KM . AO COMPLETAR OS 42 KM , VI QUE ALI ERA A MINHA PRAIA, POIS PASSAR HORAS CORRENDO, ME EMOCIONAVA DEMAIS, SENSAÇÃO DE SUPERAÇÃO, DEVER CUMPRIDO , SEI LÁ, ALGO INEXPLICÁVEL!

OS TREINOS PARA MARATONAS QUE EXIGE HORAS DE CORRIDA, FUI PERCEBENDO A MUDANÇA NO CORPO E MENTE. O CORPO FICOU MAIS DEFINIDO, NÃO VI MUDANÇAS NA BALANÇA E SIM O MANEQUIM, E , ISSO PARA UMA MULHER FAZ MUITA DIFERENÇA.

MELHOROU TUDO! A CABEÇA, FIQUEI MAIS PACIENTE, MAIS TOLERANTE ÀS DORES FÍSICAS. O CÍRCULO DE AMIZADE AUMENTOU!

PARA MIM, QUANDO SE ESTÁ CORRENDO A SENSAÇÃO DE LIBERDADE REINA EM VOCÊ, CONTATO ÍNTIMO COM O SEU EU! CONTATO ÍNTIMO COM DEUS! A SUA VIDA PASSA COMO UM FILME NA SUA CABEÇA E AS VEZES SIMPLESMENTE NÃO PASSA NADA! VOCÊ FICA LIGADA NOS SONS DA NATUREZA , NA SUA RESPIRAÇÃO, PASSADA, SIMPLESMENTE DEMAIS!

MINHA PRIMEIRA ULTRA FOI “CRUCE DE LOS ANDES” EM 2012, PROVA MARAVILHOSA, 3 DIAS=106 KM EM DUPLA. PASSEI MUITO MEDO LOGO NO 1º DIA , POIS CAI MUITO NA NEVE E TERRENO VULCÂNICO E REALMENTE SENTI MEDO DE MORRER. SAI DE LÁ “FALANDO” QUE NUNCA MAIS IRIA FAZER PROVAS DAQUELE TIPO. DOCE ENGANO, POIS PASSOU-SE ALGUNS DIAS E JÁ ESTAVA VENDO OUTRAS PROVAS DE MONTANHAS E ULTRAS. FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA! A ROTINA DE TREINOS É PESADA, POIS EXIGE MUITAS HORAS DE RODAGEM, MUSCULAÇÃO, NUTRIÇÃO , SONO. DURMO DE 5-6 HS POR NOITE, SEI QUE É POUCO MAS SE DESEJO SER ATLETA, ESPOSA, PROFISSIONAL , MÃE, NÃO TEM OUTRA SAÍDA. É PRECISO MUITA DISCIPLINA, E , PRINCIPALMENTE O APOIO DA FAMÍLIA.AMIGOS TAMBÉM FAZEM A DIFERENÇA, POIS TREINAR KMS SOZINHA NÃO É FÁCIL , SE TEM ALGUM AMIGO, AÍ SIM, FICA PERFEITO.

EM CASA MINHAS FILHAS (15 E 19 ANOS) NÃO ME ACOMPANHAM, MEU MARIDO QUE ME ENSINOU A CORRER, NÃO CORRE MAIS, MAS TENHO A ESPERANÇA DE QUE TODOS ABRACEM COMIGO ESTE ESPORTE MARAVILHOSO.

SOU MOVIDA A DESAFIOS, ENTÃO FUI PARA BERTIOGA-MARESIAS, TIVE A SORTE QUE NA EDIÇÃO QUE PARTICIPEI, NÃO TINHA MUITAS FERAS, ACABEI FICANDO EM 3º FEMININO, FOI LINDO DEMAIS, A EMOÇÃO DE COMPLETÁ-LA, INESPLICÁVEL!

EM ABRIL DESTE ANO FUI PARA PATAGÔNIA COMPLETAR 84KM, SABIA QUE NÃO SERIA NADA IGUAL A BERTIOGA, APESAR DA DISTÂNCIA SER SÓ UM POUQUINHO A MAIS, SERIA TUDO DIFERENTE, A LARGADA ACONTECEU AS 2 H., TEMPERATURA MENOS 10°. E SABIA QUE IRIA PASSAR HS SOZINHA.

ESTA PROVA FOI MUITO MAIS QUE FÍSICA E SIM ESPIRITUAL, POIS ALI ERA EU E DEUS! FOI 20% FÍSICA E 80% CABEÇA.

A MINHA CALÇA CONGELOU, ÁGUA, GÉIS, MAS A ESTRATÉGIA FOI NÃO PARAR PARA NÃO DESAQUECER. FIZ A PROVA EM 15 H, COMO PLANEJADO! CONQUISTA MARAVILHOSA.

FIZ A XTERRA, 50KM , PROVA DIFICÍLIMA POIS A MAIOR PARTE FOI NO ESCURO, ACHEI PERIGOSA MAS FOI MAIS UM DESAFIO VENCIDO. FIZ EM DUPLA A PROVA DE MORUNGABA, MAS ACABAMOS NOS PERDENDO , GASOLINA ACABOU , PROVA COM EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS MAS QUE ENRIQUECEU MUITO ,POIS APRENDI QUE DEVEMOS SELECIONAR MELHOR AS PROVAS E RESPEITAR O CORPO.AINDA ESTOU “ENGATINHANDO” NAS ULTRAS MAS MEU OBJETIVO É PARTICIPAR DA C.C.C MONT BLANC, JÁ TENHO OS PONTOS, AGORA É TORCER PARA SER SORTEADA.

TENHO UM PATROCINADOR QUE AJUDA MUITO, POIS TER ALGUÉM QUE ACREDITA E INVESTE EM VOCÊ, MOTIVA AINDA MAIS!!!

QUANDO SE TEM FÉ, FOCO, DISCIPLINA E DETERMINAÇÃO, VOCÊ CONSEGUE SIM REALIZAR SEUS SONHOS DA SUA VIDA!!”

analu1

analu2

 

4 respostas em “Musa do Endurance

Deixe um comentário

