Pra que serve Whey Protein?

Se sim ou se não, ainda não sei…

Whey no bolo, na omelete, no cookie, no suco, no macarrão, na carne, Whey na pipoca, Whey na salada, Whey no feijão…não tem mais onde inventar de colocar Whey!

Nunca tive o hábito de tomar nenhum suplemento, exceto BCAA e Beta Alanina em provas longas, sou da turma que defende que tudo que a gente precisa está na boa alimentação, que aliada ao bom sono e dedicação nos treinos, foi o que me ajudou a conquistar minha OK performance.

Também nunca precisei de suplementos e não gosto de pensar na idéia de viver uma vida esportiva dependendo deles.

Mas para não falar sobre o que não sei nem que nunca experimentei, há alguns dias comecei a tomar o Whey ISO FAST da Nutrilatina: wheyyy

Não sou do tipo de pessoa que acha que Whey é Nescau, que é sobremesinha e pode ser usado em tudo que é comida. Tomo apenas com água após os treinos mais pesados que são FARTLEK e os acima de 1 hora. Depois dos longões uso o KM 4:1 (carbo + prot).

Me dá um certo pânico ser obrigada a tomar coisas depois do treino, então só faço quando sinto vontade, hoje por exemplo tive um FARTLEK cruel no frio e não consumi nada depois, apenas o suco verde e uma omelete.

Tudo em excesso e por muito tempo – mesmo o Whey que qdo usado em grande quantidade sobrecarrega os rins –  me causa um certo medo pq sei que a conta vem, então:

PARCIMÔNIA, Brasil!

Primeiro de tudo: PRA QUE SERVE PROTEÍNA?

• construção e manutenção dos tecidos; 

• formação de enzimas, hormônios, anticorpos; 

• fornecimento de energia e regulação dos processos metabólicos; 

• ajudam no crescimento, na regeneração e substituição de diferentes tecidos do corpo, como ossos, músculos, tecidos conectivos e as paredes de órgãos; 

• é o principal componente orgânico dos nossos músculos. 

E para entender mais sobre esta em especial, que é a  PROTEÍNA DO SORO DO LEITE (ou Whey Protein), pedi para as meninas da Nutrilatina uma explicação bem didática:

A vaca produz o leite que é aproveitado para a produção do queijo, e nessa produção ocorre a separação de duas proteínas principais: uma sólida (CASEÍNA) e  outra líquida (SORO DO LEITE). A partir daí, o soro de leite pode sofrer uma série de técnicas de processamento que finalmente produzirá um pó purificado de suas proteínas.

Como ocorre em todo processamento, o truque está em deixar o que é bom e filtrar o que é ruim. Em geral, os produtos processados à base de proteína do soro de leite pertencem a uma das duas categorias seguintes: proteína concentrada do soro de leite  ou proteína isolada do soro de leite.

Considerando as duas principais opções:

ISOLADA: possuem uma maior relação proteína/porção. são constituídas por mais de 90% de uma proteína ultrapura, contendo um mínimo de lactose e praticamente nada de gordura. (ideal para quem tem intolerância à lactose)

CONCENTRADA: contêm no máximo de 80% de proteína, níveis elevados de lactose e gordura sobrantes do produto lácteo original. Possui menor  velocidade de absorção e digestão.

wheyy

A outra diferença entre as duas é o grau da “atividade biológica”: as proteínas do soro de leite só podem desempenhar as suas funções biológicas características quando encontram-se no seu estado natural, não desnaturado.

Por isso, grande parte do que faz do soro de leite uma fonte protéica tão completa, como reforçar o sistema imunológico e possuir propriedades anticancerígenas, desaparece facilmente se o produto não for delicadamente processado.

Para possuir a máxima atividade biológica, o soro de leite deve ser processado com temperaturas baixas e/ou em condições de baixa acidez — comuns no processamento das ISOLADAS mas nem tanto no das CONCENTRADAS.

Outra observação: usar o Whey para fazer essas receitas que correm pela Internet são uma ótima maneira de desperdiçar sua principal vantagem (pelo menos para quem usa depois da corrida), que é rápida absorção pelo organismo.  Quando adicionamos outros ingredientes, a absorção é muito mais lenta e perdemos aquela ” janelinha” que o organismo abre depois dos exercícios – onde os nutrientes são muito melhor aproveitados!

Grande parte das pessoas  consome Whey  para manter e/ou aumentar a massa muscular, para nós corredoras ele entra no pós-treino (até 2 horas depois) para ajudar na recuperação e síntese protéica muscular.

Importante:  o Whey sai no cocô então se vc não seguir uma dieta balanceada e tomar DEMAIS, vai engordar!

O ideal é antes procurar um nutricionista, que vai te explicar quando, como e onde. Combinado??

10 respostas em “Pra que serve Whey Protein?

  1. Paula, meu marido tomava Whey, quando moramos fora. Na mesma época ele teve câncer de testículo. Segundo o oncologista não dá para saber se a Whey acelerou o processo, pois pode conter hormônio. Principalmente no Brasil, aonde os suplementos não são considerados remédios e não tem que passar pela Anvisa. Pelo sim, pelo não, ele não toma mais nenhum suplemento e eu tomo só Aminocore, que é só aminoácido. Conversando com a minha treinadora, que é atleta no ciclismo, ela disse que não precisamos de suplementos. A não ser Um Gu nos treinos mais longos,. E olha que ela faz provas duríssimas! Um beijão e adoro o seu blog!!!!
    Adriana

  2. Paula, concordo com vc!!! Acho que o Whey virou praticamente água na vida de algumas pessoas, tomo o meu só no pós treino, uma dose por dia de acordo com o que meu médico passou. E outro dia me questionava exatamente isso, qual o efeito a longo prazo?? Tudo na vida deve ter um meio termo , né ! bjs

  3. Eu só tomo whey após a musculação, por indicação do nutricionista. Tomo com água e como uma banana. No pós corrida, tomo um nescau ou todynho light, também por recomendação dele, uma perfeita combinação de carbs e proteínas. Uma hora depois, almoço, e pronto!

  4. nunca comprei,provei,gostei,mas é caro demais!
    Até ando achando que preciso dele como vc fala na parte”para nós corredoras ele entra no pós-treino (até 2 horas depois) para ajudar na recuperação e síntese protéica muscular.”
    Mas sei lá…por hora,tá caro demais.
    E já li vários estudos de performance americanos e brasileiro de que se vc toma um copo de leite desnatado gelado com achocolatado light vai ter o mesmo efeito,então…

  5. Eu ainda acredito na máxima: Vc precisa ir a um bom nutricionista para suplementar? Não, vc precisa de um bom nutricionista para não suplementar. Vejo o povo consumir pó ao invés de comida, demonizar alimentos e outras muitas atrocidades, respaldados por um conhecimento que nem de longe é científico, porque convenhamos, falar de suplementação citando Boa Forma é de lascar… Seu post foi esclarecedor e o mais importante: imparcial!!!

    Adorei!!!

  6. Pingback: Whey: músculos de farinha? | De olho nos 42k

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s