Cross Fit e afins.

Depois de 10 maravilhosos dias de férias no Rio, venho por meio deste recomeçar os trabalhos.

As férias passaram longe de serem pacatas e preguiçosas, muito pelo contrário, depois vou fazer um post de férias ativas, pq afinal de contas somos jovens e não tem como estar no RJ e acordar 10 da manhã, né?

O que vou falar nesse post e sobre mais uma moda que está bombando entre a galera sarada: o Crossfit.

Há uns dois anos atrás a Penélope Nova estava mergulhada a na modalidade – que nem era moda ainda por aqui – e me convidou para fazer uma aula, até achei legal, animadona, suei bastante, mas passou e acabei voltando pra minha musculação normal…e dois meses depois a Pê também:

estava com os dois joelhos machucados.

As fotos que a gente vê por aí são bem tentadoras:

crossfit

 

 

Em tempos de instafitness, de disputais virtuais de quem é a mais rasgada é bem convidativo ler sobre o CF e ver esse tipo de foto, até pra mim que tenho a opinião formada sobre o assunto

Como sempre digo, cada um faz o que lhe faz feliz, respeito todas as escolhas mas como tenho esse blog e aqui posso falar o que quero, digo pra vcs que acho o CrossFit uma roubada.

Talvez eu esteja redondamente enganada e até incomode algumas pessoas, mas não sou à favor desse tipo de modalidade extrema. Pode até ser que ela funcione mesmo, que seja boa para pessoas que já tem condicionamento avançado, mas acho que para a maioria das pessoas, que é quem malha sem excessos, o risco de se machucar é bem grande.

Quem me conhece sabe que corro também pela qualidade de vida, mas ainda não consegui transpor a barreira da performance, do endurance e da faca na caveira.

Mesmo assim tento sempre ter consciência do que estou fazendo: não faço longo sem descanso no dia seguinte, não deixo de fazer fortalecimento, não faço dietas loucas e restritivas e procuro cuidar para que a corrida não seja inimiga do meu corpo.

Aqui tem um vídeo com algumas imagens do CrossFit:

Como disse, respeito e posso estar enganada, mas esses movimentos que utilizam a coluna e os joelhos me assustam demais da conta. Acho que a vida saudável, os exercícios tem que tem ser pra sempre, tem que ser amigos do corpo, fazer coisa doida nos 20 vai me fazer chegar no 30 como?

E nos 40?

Não teremos 20 pra sempre, e como digo por aqui: a conta vem.

Bons treinos e boa saúde, amigas!!

 

 

12 respostas em “Cross Fit e afins.

  1. Eu não conhecia essa modalidade e achei meio exagerada…. Dos tempos em que não me cuidava, herdei uma lesão no ligamento cruzado e outra no menisco! Desde então, a prudência virou minha melhor amiga!!! Prefiro seguir com a musculação “normal” e me manter em ordem não só nos 30 e 40, mas até estar bem velhinha!!!! rsrsrs…. Bjs, Paula!

  2. Outro dia no parque vi uma galera fazendo esse crossfit, a mina balançava essa bola de ferro (?!) pra cima e pra baixo com um braço só e depois segurava no alto e repetiu isso umas duzentas vezes, reparei que o cuidado com a postura é zero…não me passou uma boa impressão. Achei muito violento…quase uma agressão ao corpo.

  3. Então, eu gosto do crossfit mas tenho minhas ressalvas, ja fiz o curso e eles super criticam a musculação… Acho q não é bem por aí, e acho que ele não é feito para todas as pessoas, não consigo visualizar uma pessoa com uma hérnia de disco se matando de pegar peso… Acho que precisa um pouco mais de bom senso em quem ministra… Eu tenho uma aluna que só faz crossfit, mas a bixa é mais forte que muito homem por ai e tem uma consciência corporal invejável pois veio da ginastica… Aos que praticam ou pretendem tomem cuidado e preservem-se, e façam com acompanhamento profissional, pois pra ganham uma lesão é fácil…

  4. Olá Paula,
    eu fiz uma aula experimental de crossfit e acho que a modalidade tem lá seus benefícios, mas os treinos são muito extremos, diria até meio rústicos e sem um acompanhamento muito próximo dos professores, pelo menos no lugar que fiz a aula senti isso.
    Mas muitos dos exercícios feitos no crossfit podem ser levador pra musculação tradicional, pro treino funcional, pro pilates, e aí sim, pode se tirar muita coisa boa do treino.
    Adoro seu blog!
    Beijo,
    Dani.

  5. Olha Paula, existem Ginásios e ginásios de Crossfit espalhados pelo mundo. Os exercícios são mesmo bem extremos mas ao contrário do que se diz por ai, há muita ciência e estudo por trás disso. Como a colega aí em cima comentou sobre a garota do parque, eu já vi muitos corredores “agredindo” o corpo com má postura, excesso de treino e etc.
    O Crossfit critica a musculação convencional por treinar os músculos isoladamente, coisa que não é vista como prática na vida real. A filosofia é trabalhar o seu corpo para melhorar as situações do seu cotidiano como levantar da cama, nadar, correr, pular, subir num muro, carregar uma caixa, etc. Eu pratico o Crossfit desde os anos 90 na Califórnia e fico muito contente que chegou agora ao Brasil.
    Vamos pesquisar um pouco mais sobre os assuntos antes de fazer um post contendo sua opinião superficial sobre um assunto que desconhece. Voce é uma formadora de opiniões e isso pode gerar um efeito negativo para o esporte.

    • Alexandra, superficial ou não, deixei bem claro no post que essa é somente minha opinião. E como o blog não é uma empresa e nem um espaço publicitário onde quem paga ganha mais, me sinto livre para expressar minhas opiniões.
      me desculpe se vc se sentiu ofendida por eu dizer que sou contra o CrossFit, como vc disse, é somente minha superficial opinião.
      beijos.

    • inclusive prefiro que minhas leitoras tenham uma imagem negativa da modalidade do que se impolguem, comecem a treinar com qquer um (vamos combinar que HOJE tá bem difícil distinguir quem é bom e quem não é) e voltem aqui me contando de arruinei suas vidas.

  6. Querida Paula, adoro o seu blog ( tipo gente como a gente), eu sou corredora também!!!!!!!!
    Concordo com você com relação ao cross fit. Não é pra sair fazendo feito um louco.
    Tudo pode ser bom desde que feito com respeito e moderação e te falo isso com a experiência dos meus
    45 anos. Ainda gosto da boa e velha musculação também, e tambem de exercícios funcionais.
    Quero chegar aos 100!!
    beijos

  7. Olha, eu como profissional de educação física tbm tenho minha opinião formada sobre o CrossFit, vejo muitas amigas e amigos fzdo…tenho amigos que migraram da minha academia ou até mesmo da assessoria que treino…para o CrossFit. Acho que na questão motivacional, treinos em grupo e tudo mais…até pode funcionar…mas no papel de profissional, vejo que não há muita individualidade no treino…acho os exercícios agressivos….tudo bem que existem movimentos funcionais, como o empurrar, levantar…agachar…mas não acho que seja necessário uma flexão de braço em parada de dois apoios…ou agachamentos completos com uma barra gigante nas costas. Enfim, assim como vc…respeito a opinião de cada um …mas tenho visto muita gente chegar lá na empolgação e sair lesionada!

  8. Bom, sobre Crossfit eu entendo muito pouco. Deve fazer uns 4 anos que larguei o sedentarismo e comecei a praticar esportes. De lá pra cá devem ter surgido pelo menos umas 5 modinhas fitness, o crossfit é a mais recente.

    Aí fico pensando. Quando vão lançar remédios no mercado há um rigorosíssimo controle de testes, licenças, etc. Mesmo assim volta e meia medicamentos são retirados do mercado porque no fim das contas descobriram que eles têm riscos inaceitáveis. E quando se trata de suplementos ou programas de exercício esse controle é bem mais relaxado as coisas chegam no mercado com pouca pesquisa ou testes.

    Enfim, podem me chamar de conservador mas eu prefiro manter distância dessas novidades. E fico pensando até que ponto treinos barra pesada como crossfit fazem tanta diferença para amadores que não estão disputando pódio. É só para moldar o corpo? O que penso é que um treino simples que pode ser feito até mesmo em casa já é um complemento fantástico para a corrida. Tudo bem que eu nunca me adaptei ao ambiente das academias mas mesmo assim ainda acho que simpicidade é a melhor política.

Deixe um comentário

