Uphill Survivor – FINAL

serra

CLIQUE AQUI PARA LER O MIZUNO UPHILL POST 1.

Essa foi uma frase bastante falada nos bastidores da Uphill,  quase uma premissa.

Mas como tenho um compromisso sério com vocês,  mesmo pensando que seja um pouco difícil dividir as emoções de um evento tão especial apenas com palavras,  juro que tentarei passar essa vibe.

Tive uma noite de sono bem esquisita e no final das contas levantei umas 3:30am, meia hora mais cedo do que deveria. O café da manha seria às 4:30 e a saída às 5:30 pois tínhamos que pegar um transfer para Treviso, local da largada.

Dificilmente planejo e não mudo alguma coisa em cima da hora, desta vez não foi diferente:  pensei em largar com cinto de hidratação mas resolvi correr apenas com uma garrafa de mão, um pacotinho de Oreo dentro do top e as balinhas carbo Shot Bloks.

sn

Não me julguem, mas em prova longa é muito delícia e quase orgástico se deliciar com alguma guloseima que a gente tanto ama, ainda mais quando o momento é aquele onde a bolachinha não vai imediatamente virar gordura na bundinha!

Na sacolinha de Special Needs  coloquei BCAA, Advil, OB, Oreo e mais balinhas – ou seja – de guloseima eu tava BOA!

Nos momentos antes das largadas das provas sinto uma coisa esquisita e prefiro não interagir, então o transfer é sempre algo que me chateia, porém nesse caso como estava cercada de gente querida e legal o stress foi um pouco menor.

starting

Chegamos na pequena cidade de Treviso e apesar do frio,  da fina garoa e da neblina, sentia uma energia sem igual. Era tudo muito mágico e olhem que não sou dessas que vê magia em tudo…

Alguns dias antes da prova, a x3M (organizadora) pediu por email para que cada corredor escolhesse uma música, e para nossa surpresa tratava-se de mais uma delicadeza da parte deles: o setlist da largada era com as músicas que cada um de nós indicou….então ouvia-se New Order, Florence & The Machine e etc….

Já tornava tudo mais empolgante!

POST6

POST5

Minutos antes de tocar a buzina todo mundo se abraçava e desejava boa prova, conhecidos e desconhecidos como se fossem amigos de infância e todo mundo na mesma energia incrível que aquele lugar proporcionava.

Então começou a tocar Highway to hell e a os Garmins disparavam!

Como disse lá em cima, não sou dessas que vê magia em tudo, mas preciso contar uma coisa ridícula que aconteceu: escorreu lagriminha de felicidade nos primeiros metros da prova. Isso NUNCA me aconteceu, mas não consegui segurar a onda do quão maravilhoso era estar naquele lugar.

Agradeci muito a Deus por estar ali, com aquelas pessoas e  fazendo o que tanto amo na vida que é correr.

Ridícula, eu sei.

Enfim, os primeiros km foram na lama (Xterra style), a cereja do bolo para compor nosso novo visual de prova. E esses poucos km bastaram pra acabar com toda a paquitagem das belíssimas  peças coloridas MIZUNO que todo mundo coordenou para compor o look Uphill! Achei sensacional, foi bom pra largar de mimimi lembrar que estávamos numa batalha:

contra nós mesmos e contra a montanha.

lama

upp1

Como de costume, me aproximei de algumas pessoas na tentativa de conseguir encaixar o pace com alguma delas, até que lá pelo km 8 consegui fazer isso com a Karina Brito, triatleta casca grossa e querida do RJ.

Estávamos #paunogato e lado a lado.

Rimos, demos cotoveladas uma na outra, fomos ultrapassadas e ultrapassamos (inclusive muitos caras!), nos ajudamos, ora eu falava que estávamos mto forte, ora a Karina me alertava pra gente maneirar….

No começo da prova muita subida mas tb algumas descidas, e como sou ruim em descer foi muito bom estar com a Karina, passamos por  lugares onde fomos aplaudidas e as pessoas gritavam “Olhem, são mulheres!!!”, foi muito muito bom correr em dupla com ela!

Passamos os 21km com 1:50 tranquilonas. No final de uma pirambinha no km 22 era o Special Point, onde teríamos  acesso às sacolinhas de Special Needs.

Foi maravilhoso encontrar a Mari Pires (aka Mizuno) e as meninas da imprensa com cartazes na mão escrito #paunogato e #chickonfire!

O Edu tb da Mizuno fez a gentileza de correr alguns metros do meu lado para dar a sacola com as coisas e a primeira delas que peguei foi o outro saquinho de Oreo que deixei para comer no final da prova, peguei tb o Advil pois senti algumas fisgadas na sola do pé e algum BCAA…

Segui em frente ainda com a Karina e percebi que ali as subidas começavam a apertar. Comi duas bolachinhas e segui em frente.

Não gosto nada do momento de desgarrar pois fico insegura e quase desesperada. Mas engoli o choro e pensei que depois de tantos dias indo dormir antes da minha filha e acordando ainda de noite pra treinar, tantas festas que não fui e tantas pessoas legais que dei o cano, aquela era a hora de fazer tudo valer à pena!

Sei que sou forte na subida e não pretendia dar menos do que meu máximo, não pretendia não chegar no limite de força e assim o fiz.

Estava sozinha na estrada, chovia fino no rosto e foi ali (mais ou menos no km 30) onde as pessoas começam a perder força que senti um lance espiritual fortíssimo acontecendo. Também não sou dessas cheia de sensibilidade e tal, mas estava claro que o que tava acontecendo transpassava a barreira do esforço físico.

Só queria que aquela chuva e aquele vento levassem tudo de ruim que senti e pensei nas últimas semanas, me lembrei pouco das pernas e coração reclamando da dureza das subidas,  nas horas que isso vinha à tona  pedia força e pensava numa coisa muito importante que aprendi e jamais esquecerei: subida a gente constrói.

Passei por umas 4 mulheres e mais uns 4 homens…E fui assim, devaneando, correndo e andando até o km 38.

corre

corre1

O último treino que fiz pra Uphill foi no Pico do Jaraguá com meu amigo Marcel Pracidelle e adivinhem QUEM encontrei no sufrimento dos últimos kilômetros?

O próprio.

Vi um casal andando lá na frente, era o Marcel e a  Dani Santarosa então seguimos numa power caminhada juntos até que quando vi estávamos eu e Marcel à sós naquele cenário lindo e assustador.

Quando víamos as malditas hortênsias e uma MEGA INCLINACÃO, o Marcel falava: Olha isso!

sobe

Eu retrucava: Não olha, só anda!

E assim fomos, não aguentava mais ver as flores, minha lombar gritava e tava toda empenada, aquela viagem espiritual maravilhosa deu lugar a um horrível cansaço.

Apesar de estar muito bem hidratada e alimentada (aliás a banana que peguei num posto de hidra foi fundamental já que nessas horas já não tinha mais Oreo nem nada!) senti muito frio e o corpo estava inteiro duro travado.

Não consegui mais nem raciocinar nem acompanhar o Garmim, Marcel foi controlando o tempo e falando quanto faltava. Eu tava tão acabada que quando ele me disse que estávamos no km 38 e tentei fazer a conta de quantos km faltavam, me liguei que estava emburrecida e não conseguia fazer sequer essa conta primária de subtração!

Foram os piores 3km da vida.

Olhei no gráfico do NOME DE PEITO e avisei que os últimos metros seriam de plano. Chegamos no começo desse trecho, pedi um minutinho pro Marcel pra eu dar uma desempenada na lombar que ficou mto tempo inclinada e socamos a bota.

Quer dizer, mais ou menos, foi meio fazer força e não sair do lugar. O vento contra e gelado tava puxado e não dava pra ver nada na frente, a linha de chegada não dava nem sinal por causa da neblina mas podíamos ouvir a música.

Eu não fazia idéia de qual era minha colocação, o Marcel disse quinto lugar mas eu nem dei mta importância…

upp

Chegamos juntos, alinhados e com 04:10 de prova.

No dia anterior mal consegui encarar as outras corredoras (principalmente as do Sul) e seus shapes fininhos, esperava tomar o maior pau da vida mas meio que sem querer (e por 2 minutos a mais da 3 colocada com 04:08)  fiquei em 4 lugar no ranking feminino.

Juro por Deus, nunca pensei. O que mais queria era completar a prova em menos de 6 horas…mas a vida foi muito daora comigo e acabei indo melhor.

starting

Bem, primeira coisa que fiz quando cheguei no Resort foi colocar o belíssimo biquini e me lançar na piscina quente com os outros corredores que haviam chegado. Sentia MUITO frio, fiquei umas duas horas sofrendo até conseguir estabilizar a temperatura do meu corpo.

pisci

Mas foi muita paquitagem, champa e queijos na piscina…corredores curtindo um barato lisérgico da endorfina…queria que ali não acabasse nunca!

paquita

E de noite houve a premiação:

Leonardo Maciel – 03:31:11

Mirlene Picin – 03:48:34

2

E muita paquitagem!

Galere toda feliz, destruída e de boca roxa de tanto vinho.

A canja de galinha foi um abraço de mãe que todos nós recebemos no jantar, o prato perfeito!

upp

upp3

upp4

E foi isso.

Conheci pessoas maravilhosas, me senti princesa com o tratamento que a Mizuno deu pra todos nós, fiz amigas maravilhosas (especialmente no Rio) e com certeza voltei desta viagem me sentindo muito mais forte do que quando cheguei.

Foi muito importante fisicamente, mentalmente e principalmente espiritualmente. Conheci uma força que não imaginava ter e sinto que deixei na montanha tudo de ruim que estava guardando aqui dentro.

Sem Título-13

Não estive sozinha nesses últimos meses,  muita gente deu suporte e incentivou no projeto #uphillsurvivor.

Só tenho que agradecer!

À vocês amigas e leitoras pelo “correpaula” nosso de cada dia e enquanto corria lembrei de cada uma das mensagens fofas que vcs mandaram.

Obrigada à minha família, ao Iazaldir Feitoza que me treinou pra esse desafio e me ensinou muitas coisas legais, as meninas do Núcleo Aventura pelo suporte nas últimas semanas, Bia e Camila (BioSanté Pilates) as deusas do pilates, Fe e Andreza (Fisionoesporte) que cuidam de mim como ninguém, ao #teamdigital (Mari, Re, Danilo e Luiz) do Iguatemi por me aguentarem todos os dias e principalmente minha chefe Juliana Ferreira que me deixou faltar num dia tão importante, ao Cição que me ajudou c o atestado médico kkkkk, ao Brasília que agora é meu nutri e me ajudou a ficar com a bundinha seca pra subir a serra,  Fernanda Carvalho da Triathon Academia que me convidou a treinar lá, galera da X3M (Rapha te adoro e obrigada pelo The Killers na estrada!!) pela excelência na entrega deste projeto maravilhoso e principalmente ao pessoal da Mizuno que neste ano de 2013 foi mais parceira do que nunca e abraçou todas as minhas maluquices sem pestanejar e claro, me convidou pra Mizuno Uphill!

uphill10

E obrigada à todos os Survivors por existirem!!!

Nunca esquecerei de vocês.

xx

FYI, o Ranking:

Masculino

1 – Leonardo Maciel – 3:31:11
2 – Paulo Lacerda – 3:43:42
3 – Carlos Kawasaki – 3:46:46
4 – Jacques Fernandes – 3:47:27
5 – Henrique Villela – 3:53:23
6 – Frederico Mendes – 3:54:10
7 – Zé Lúcio Cardim – 3:59:14
8 – Fabrízio Tinoco – 4:02:10
9 – Marcel Pracidelle – 4:10:02
10 – Everton Larrondo – 4:13:48
11 – Marcos Freddo – 4:15:07
12- Daniel Gohl – 4:15:26
13 – Flávio Simão – 4:18:13
14 – Orlando Venâncio – 4:28:29
15 – Gustavo Tubino – 4:32:51
16 – Fábio Pierry – 4:37:40
17 – Sergio Xavier – 4:40:15
18 – Regis Dias – 4:41:51
19 – Sergio Rocha – 4:41:51
20 – Alexandre Chaves – 4:43:28
21 – Herivelto Gomes – 4:43:28
22 – Roger De Abreu – 4:46:24
23 – Darvin Ribas – 4:47:19
24 – Eugênio Frederico – 4:49:32
25 – Marcello Lauer – 4:49:35
26 – Luiz Bastos – 4:49:59
27 – Harry Thomas Jr – 4:51:16
28 – Sergio Crespo – 5:16:15
29 – Robson Souto – 5:16:15
30 – Ricardo Nishizaki – 5:23:42
31 – Rodrigo Da Fonseca – 5:23:42
32 – Iuri Totti – 5:37:38

Feminino

1 – Mirlene Picin – 3:48:34
2 – Marina Richwin – 3:54:24
3 – Eloiza Testolin – 4:08:18
4 – Paula Narvaez – 4:10:02
5 – Daniela Santarosa – 4:12:14
6 – Cláudia Webber – 4:20:10
7 – Monica Moncada – 4:22:48
8 – Karina Brito – 4:28:16
9 – Vania Wong – 4:28:57
10 – Adriana Gaspar – 4:29:53
11 – Claudia Maragliano – 4:36:02
12 – Karine César – 4:49:43
13 – Giselle De La Higuera – 4:59:47
14 – Jacke Reis – 4:59:47
15 – Niva Mello – 5:03:02
16 – Betina Balletta – 5:18:53
17 – Patricia Nemoto – 5:22:31
18 – Yara Achôa – 5:37:38

31 respostas em “Uphill Survivor – FINAL

  1. Chorei Paula, chorei! lindo relato!
    Vc não foi ridícula não, nos meus primeiros 21km eu tenho book chorando, chorei mto e me vi muito nos seus relatos, claro que foram ‘só’ 21km… Você é inspiração para muitas, gente como a gente, que rala e tira o melhor da corrida porque gosta e não por “estrelismo”!! Mesmo que virtualmente, #tamojunto. Continue com isso tudo: blog, determinação e simpatia! O resultado do 4º lugar não foi por sorte, foi mto suor!! Parabéns, o céu é o limite, você é demais!

  2. Relato emocionante. Corro há um ano e por enquanto só atingi 11km. Tenho fé e penso ter forças suficientes pra atingir muito mais! E pode acreditar, você é uma fonte de inspiração importantíssima! Parabéns and Pau no gato…

  3. nosso Deus … juro que chorei ao ler seu relato .. e eu reclamando hoje pela manha em treinar 5k … Paula sei que vc nem faz ideia de quem eu seja, mais quero que saiba que depois que passei a ler seus post e te seguir no Facebook passei a ter mais força … me identifico muito com vc … sou mãe solteira e amante de corrida … trabalho fora e me desdobro pra ser o que gosto e fazer o que preciso ..realmente vc foi vencedora … parabéns .. se um dia eu chegar a ter um terço de sua força sei que vencerei muito desafios da minha vida .. tanto nas ruas correndo como na vida .. beijos ..obrigada por compartilhar … confesso que fiquei ansiosa por este post … beijos … continue sempre assim verdadeira .. #paunogato

  4. Chorei…subi o Pico da Tijuca sábado de manhã e só pensava em vcs que subiam A serra….mandava força pelo pensamento p/ vc. Quando escrevi a previsão do tempo para a Uphill fiquei arrepiada de pensar na energia que ia ser e pelo que vc descreveu foi corre. PARABÉNS!!!! Pela corrida, pelo relato e pela humildade de ser pau no gato e fazer tudo parecer tão simples. 😉

  5. Parabéns, Paula. Tenho acompanhado seu blog e estava curiosa para saber como é enfrentar uma prova tão pauleira. Você com certeza inspira a todas as mulheres que querem continuar a correr e buscar sempre o melhor, inclusive eu. Beijo grande. Malu

  6. Me emociono com seus depoimentos… estou me prepaparando pra correr a minha primeira meia e vendo vc falar de tudo isso dessa maneira é uma força e tanto.. ainda chego la…

  7. Lindo relato Paula, me emocionei ao ler!!! Vc esta de parabens juntamente com toda essa galera!!! Todos #paunogato!!! Que vc continue nos inspirando com sua força, garra e determinação!!! um super bjo!

  8. Choro, me emociono, vibro e ouso dizer que senti um pouquinho dessa emoção toda! Parabéns! Já te disse isso antes, mas vc nos representa. Mulher pau no gato!!!!

  9. Paula parabéns! !
    Voce foi lá e fez acontecer!!Deu o melhor de vc!!E conseguiu descrever sua emoção e passou p gente a certeza que com determinação e muito treino vc chega no topo!!Valeu por compartilhar sua emoção!!!Certeza q será minha inspiração no treino logo cedo!!!Voce é d+

  10. Arrasouuuuuu!!!! Te admiro muito e me inspiro muito em ti, parabéns pela prova e pelo blog, leio sempre e amo demais!!!
    Força sempre e bora para próxima!!!!

  11. GATAAAA que texto, que prova…. que du car……!!!!
    PARABENS AMIGAAAAAAAAA fechou o ano com chave de ouro, vc merece
    muito guerreira
    e 4 lugar e bisurdo meuuuuuuuuu
    hahahahaha

    vamos bebemorarrrrrrrrrrrr
    love you

  12. parabéns Paula e para todos os competidores da prova. Agora você pode mudar de PAU NO GATO para PAU NO LEÃO, no ELEFANTE na MOTANHA na OUSADIA!!! parabéns e bons treinos.

  13. Paula o que dizer desta aventura que vc e mais 49 pessoas fizerem, simplesmente d+++, não fui um dos escolhidos mas através do seu relato eu pude viajar em cada passada que vc deu, mesmo com dores e chegar em quarto no geral vc foi guerreira e mandou super bem…Também a temperatura ajudou pacas não é mesmo? Agora eu não entendo como vc consegue correr segurando esta garrafa, da uma olhada no link abaixo e veja as esqueze que o Ultra Valmir Nunes usa e vende, eu uso e recomendo ela é showww…Mas outra pergunta pelo que fiquei sabendo não iria ter premiação como troféu e somente medalhas, mas será que a Mizuno resolveu mudar na ultima hora? Mesmo assim todos vcs estão de parabéns.
    http://www.jmaratona.com/2013/06/novas-squeeze-ultra.html

    Agora é descansar e pensar no próximo desafio.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    Ultramatonista
    http://www.jmaratona.com

  14. Pingback: Uphill Survivor – PARTE 1 | Go Hard or Go Home

Deixe um comentário

